PATTERNS AUDIOVISUALÍSTICOS – O FENÔMENO AUDIOVISUAL DA ANIMAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DO DESIGN

Tiago Henrique Ribeiro, Marcelo da Silva, Berenice Gonçalves, Milton Luiz Horn Vieira, Gilson Braviano

Resumo


Em tempos onde a produção de mídias de animações brasileiras ganha cada vez mais espaço na televisão nacional, torna-se necessário identificar os processos de construção desse tipo de produto, visando o aperfeiçoamento dos procedimentos de produção audiovisual e dos profissionais de animação do país. Desta forma, busca-se com este artigo abordar e discutir a as intersecções entre o design e as interfaces audiovisuais. Tendo em vista a abordagem do design como disciplina facilitadora do acesso à informação em produções audiovisuais que se utiliza dos preceitos da linguagem visual, este trabalho aborda as interfaces audiovisuais e suas relações com o design e a animação para a mídia televisiva, sob o ponto de vista do tempo, ritmo, velocidade, sequência e linguagem visual. Para tanto é feita, a partir de uma aproximação exploratória e descritiva, a análise do trecho de um episódio de uma série de animação para televisão utilizando os conceitos propostos na retórica audiovisualística de Gui Bonsiepe (2011), apresentados em seu livro Design, cultura e sociedade, que entende o todo audiovisual como uma interface, no intuito de buscar uma forma de ver e analisar a mídia audiovisual pelo ponto de vista do design. O trecho escolhido para análise faz parte da série brasileira Irmão do Jorel, selecionada para este trabalho por se tratar da primeira série de animação inteiramente produzida na América Latina, veiculada pelo canal de televisão (TV) Cartoon Network; e que faz parte de uma recente remessa de animações brasileiras que passou a integrar a grade dos canais de TV por assinatura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 1679-9844 
  

 This work is licensed under a Creative Commons License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.