A Saúde Pública no Brasil: os casos de COVID-19 e as enfermidades decorrentes de doenças cardiovasculares. A relação entre discurso e saúde.

Authors

  • CARLOS JOSÉ DE CASTRO COSTA
  • CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA

Keywords:

Políticas Públicas de Saúde; COVID-19; Doenças Cardiovasculares; Discurso de Ordem.

Abstract

O crescimento exponencial do número de contaminações pelo coronavírus culminou com a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, até o mês de outubro de 2021, foram confirmados 21.723.559 (vinte e um milhões e setecentos e vinte e três mil e quinhentos e cinquenta e nove mil) casos de COVID-19, dos quais 605.457 (seiscentos e cinco mil e quatrocentos e cinquenta e sete) resultaram em óbito. O número configura-se alarmante e demandou a tomada de decisões extremas por parte das autoridades sanitárias com fincas a evitar a proliferação do vírus. O combate às demais enfermidades, entretanto não pode ser preterido, pois o número de óbitos decorrentes de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil alcança 340.000/ano (trezentos e quarenta mil mortes por ano). O presente estudo, destarte, visa refletir e externar as inquietações acerca das políticas públicas de saúde que são adotadas no Brasil para que, não obstante a importância do combate ao coronavírus, sejam tomadas providências aptas a reduzir o número de óbitos decorrente de doenças cardiovasculares.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2023-02-17

How to Cite

CARLOS JOSÉ DE CASTRO COSTA, & CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE SOUZA. (2023). A Saúde Pública no Brasil: os casos de COVID-19 e as enfermidades decorrentes de doenças cardiovasculares. A relação entre discurso e saúde. InterSciencePlace, 17(5). Retrieved from https://www.interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/403

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>